segunda-feira, 4 de junho de 2012

Após assistir a dois vídeos sobre Física no Youtube...


   Vídeos em questão, só por curiosidade (o assunto dos vídeos não tem relação direta com a postagem):

   Alguns caras que usam a internet com inteligência:
http://www.youtube.com/user/Tomishiyo (o dos vídeos em questão)

   O texto abaixo, que escrevi logo agora, eu o dedico aos "que passaram e passam em minha vida despertando-me aos poucos":


   Sabe por que eu quero ajudar a construir uma sociedade em que se prestigie a educação e o conhecimento? Porque acredito que esse tipo de coisa não deve ser negado a ninguém, em absoluto. E o que você falou em seu vídeo é só uma parte do todo, do infindável universo que temos por explorar e conhecer. Imagine uma sociedade em que as pessoas, todas as pessoas, possam debater sobre todas as áreas de conhecimento. Claro, cada uma tendo-se aprofundado em alguma área em especial; mas todas as áreas estão intrinsecamente conectadas (nem todo mundo hoje em dia percebe isso), o que permitiria a todos fruir de todos os conhecimentos possíveis num debate. Dá-me grande angústia perceber que isto que quero é quase quimérico. Acho horrível que a maioria das pessoas não possa se deleitar com o conhecimento, com os sabores da percepção do mundo que só uma mente livre pode provar. O universo é fascinante tanto em seus detalhes quanto em sua unidade. E o saber, a proximidade com os segredos do universo, mesmo que nunca os homens consigam tocá-los de verdade, é um deleite tão grande que, quanto mais aprendo, quanto mais conheço e mais vejo que tão pouco sei, mais me preenche um ambrosíaco sentimento de satisfação intelectual impagável. Ao mesmo tempo, menos consigo compreender como ainda pode vigorar o sistema homicida, vulgar, mesquinho em que vivemos. Sistema este no qual apenas um punhado tem acesso a este tipo de informação, ou pior, no qual muitos se tornam incapazes de compreender este tipo de informação porque lhes faltam condições adequadas ao desenvolvimento intelectual. Imagine quantos possíveis Einsteins morreram aos 10 anos de idade na esfaimada áfrica, ou quantos possíveis Aristóteles viveram tolhidos de acesso ao conhecimento, obrigados a labutar para suprir as necessidades fúteis de ignaros ricos. Isso tudo me açoita a alma. Não consigo aceitar que exista esse tipo de injustiça, e todas as outras; muito menos porque estou liberto de muitas das amarras que ainda prendem a maior parte dos humanos.

   Enfim, ótimo vídeo, Tomishiyo. Mais que fazer pensar apenas no conteúdo em questão, quem, ao compartilhar um conhecimento, consegue tocar o espírito de liberdade que existe em cada um e fomentá-lo, merece mais que um agradecimento. Espero um dia poder lhe retribuir de maneira condigna (e a mais um monte de vloggers, como o Yuri e o Pirulla, a quem assisto mais; mas também a várias outras pessoas que passaram e passam em minha vida despertando-me aos poucos).

Nenhum comentário:

Postar um comentário